sexta-feira, 17 de abril de 2015

Bromélias e a possibilidade de novas espécies!

As flores caíram no gosto popular! Dificilmente você vai encontrar alguém que não tenha se quer uma flor em casa. A diversidade de flores disponíveis no mercado é muito grande, de diferentes formas, cores e tamanhos. Hoje vamos falar sobre uma em especial, as belas bromélias que vem conquistando um lugar de destaque no setor de floricultura e nos jardins de todo o país. Vocês conhecem essa flor?

a)   Bromélia imperial (Vriesia imperialis) http://www.flickr.com/photos/mauroguanandi/1936094156/
As bromélias pertencem à família das Bromeliaceae, que agrupa 56 gêneros e 2.600 espécies epífitas ou terrestres. As bromélias, em geral, são muito utilizadas para fins ornamentais, principalmente pelo seu aspecto exótico, exuberância, alta durabilidade pós-colheita e grande aceitação da população em todo o mundo. Com o avanço da tecnologia, existem estudos para a geração de novas espécies de bromélias, conhecidas como híbridas, por programas de melhoramento genético a partir do cruzamento de espécies já conhecidas.
O florescimento das bromélias estende-se durante o ano todo, cada espécie em sua época, assim, dificilmente duas espécies de bromélias florescem juntas. Então como é possível fazer o cruzamento entre espécies? Uma das possíveis técnicas a ser utilizada é a conservação de grão de pólen. O grão de pólen é a estrutura reprodutiva masculina das plantas fanerógamas (que produzem flores) e a obtenção de um método de conservação eficiente é fundamental para contornar a falta de sincronização dos períodos de florescimento.
E como saber qual método de conservação deve ser utilizado? Essa foi à pergunta que eu queria responder no meu projeto de iniciação científica no início da minha graduação, com orientação da Profª Dra. Adriana Pinheiro Martinelli e do doutorando Everton Hilo. O objetivo do meu trabalho foi à avaliação da eficiência de diferentes métodos de conservação de grãos de pólen da espécie Aechmea bicolor L. B. Sm., analisando a viabilidade da sua conservação, sem perder a capacidade de germinação e fertilização.
No estudo, os grãos de pólen dessa bromélia foram coletados e uma parte passou pelo processo de desidratação - retirada de toda a sua água. Em seguida, os grãos de pólen, com ou sem desidratação, foram armazenados em diferentes temperaturas (-5ºC, -80°C e -196°C). Após o período de armazenamento, foi utilizado plantas da mesma espécie, presente em casa de vegetação, para testar a viabilidade dos grãos de pólen. Essas plantas foram emasculadas (retirada da estrutura masculina) e ensacadas para garantir que apenas os grãos de pólen desejáveis chegassem às estruturas femininas da planta. 
Assim, para obter os resultados foi preciso esperar o amadurecimento dos frutos das bromélias utilizadas, avaliando se formavam ou não sementes. Foi incontestável que o melhor resultado de formação de sementes foi a tratamento em que o grão de pólen desidratado e armazenado em nitrogênio líquido, a uma temperatura de -196ºC. O resultado mostra o grande potencial desse tratamento na conservação do grão de pólen, e pode ser uma ferramenta poderosa nos programas de melhoramento genético de bromélias.
É claro que mais estudos são necessários para garantir a eficiência do método, mas já é um começo. Assim percebemos que a ciência que parece tão longe da gente, está na verdade em tudo, até nas belas flores dos nossos vasos e jardins. O melhoramento genético de flores está em alta, devido a grande potencial econômico de diversas espécies, que vem aquecendo a economia nos últimos anos. Quem sabe, daqui um tempo, não tenhamos novas belas espécies híbridas de bromélias em nossas casas? É esperar para ver!

 Por Nathalia Brancalleão
Contato: na_brancalleao@hotmail.com

Referências:
[1] de Souza, E. H., Souza, F. V. D., Rossi, M. L., Brancalleão, N., da Silva Ledo, C. A., & Martinelli, A. P. Viability, storage and ultrastructure analysis of Aechmea bicolor (Bromeliaceae) pollen grains, an endemic species to the Atlantic forest. Euphytica, 1-16.

[2] Brancalleão, N. . Fertilização in vivo de Aechmea bicolor (Bromeliaceae) com grãos de pólen conservados sob diferentes tratamentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário