terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Grandes avanços da ciência em 2014

 Em clima de final de ano e retrospectivas, vemos que este foi um ano de grandes conquistas para a ciência de maneira geral, conseguimos grandes avanços, principalmente nas áreas da medicina e da aeronáutica. Então vamos listar alguns eventos que entraram para a história.
Imagens: 1:Missão Rosetta.Fonte:Fotografia © ESA; 2:Sangue jovem contra Alzheimer.Fonte:© 13/Jochen Sands/Ocean/Corbis; 3:Células tronco para tratamento de diabéticos.Fonte: Thinkstock/VEJA ; 4:O novo alfabeto genético.Fonte: Thinkstock/VEJA; 5: Robôs construtores.Fonte: Eliza Grinnell, Harvard SEAS.

1)Missão Rosetta
Esta missão demonstrou um grande avanço tecnológico e aeronáutico, uma vez que foi a primeira vez que uma sonda conseguiu orbitar e pousar com sucesso em um cometa. Este evento aconteceu no dia 12 de novembro e foi muito comemorado pelos cientistas. Eles tinham como objetivo comprovar a possível hipótese de que a água presente em nosso planeta teria chegado por cometas. Porém, as primeiras análises realizadas pela sonda descartam essa hipótese, pois a composição da água presente no cometa revelou-se distinta da que possuímos.
De maneira geral, estudar e composição e os processos de formação de cometas é considerado uma das principais formas para decifrar o princípio da formação do Sistema Solar.

2) Sangue jovem contra Alzheimer
Estudos realizados na Universidade de Stanford revelaram que a transfusão de sangue de camundongos jovens para camundongos mais velhos resultou em fortalecimento da memória destes, frente aos animais mais velhos que não receberam o tratamento. Essa descoberta levanta a possibilidade de um novo tipo de tratamento para pessoas que sofrem com a doença de Alzheimer. Acredita-se que o responsável por esse processo seja uma molécula chamada fator de crescimento de diferenciação ou GDF11, que previne os efeitos negativos da idade. Estudos em humanos já estão sendo feitos desde setembro.
Para ler um pouquinho mais : http://hypescience.com/alzheimer-sangue-jovem/

3) Células tronco para tratamento de diabéticos
Pesquisadores desenvolveram métodos diferentes para criar células beta (responsáveis pela produção de insulina no pâncreas) em laboratório , a partir de células tronco pluripotentes. A introdução de células beta saudáveis em pessoas recém diabéticas (diabetes tipo 1), pode-se tornar uma possível cura ou mesmo uma redução da utilização de insulina por estes pacientes.
Para saber mais sobre a pesquisa que esta sendo realizada no país leia: http://www.fmrp.usp.br/estudo-premiado-investiga-tratamento-com-celulas-tronco-para-diabeticos/

4) O novo alfabeto genético
Pesquisadores americanos criaram uma bactéria que possui 6 “letras” em seu DNA, ou invés de 4, como é comum a todos os seres vivos. Essas letras são na verdade bases nitrogenadas que constituem o DNA, (A(adenina); T(timina); C(citosina) e G(guanina)). Na pesquisa realizada com a Bactéria Escherichia coli, os cientistas incorporaram mais um par de bases nitrogenadas ao DNA da bactéria, denominadas d5SICS e dNaM, ou X e Y, respectivamente. Este feito podem levar ao desenvolvimento de microrganismos com propriedades medicinais, novos antibióticos, vacinas e diferentes tipos de materiais industriais com uma complexidade química maior do que os produtos atuais.

5) Robôs construtores
Pesquisadores da Universidade de Harvard criaram robôs inspirados em cupins. Estes robôs não precisam seguir um plano previamente determinado, são capazes de se organizarem e montarem estruturas complexas. Em demonstrações feitas, eles constroem torres, pirâmides e escadas. Os pesquisadores acreditam que eles poderiam ser usados em locais perigosos ou difíceis para o homem.

Essas são apenas algumas das grandes descobertas e feitos da ciência este ano. Ainda temos muito para descobrir e compreender, então que 2015 seja um ano com ainda mais descobertas em todas as áreas e que você leitor esteja sempre com a gente!!

Por: Jaqueline R. de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário