quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Resistência dos patógenos da uva ao controle químico: como estudar esse fenômeno?

 Há um tempo, eu estava caminhando no meu bairro quando a minha mãe me disse: “Eles - referindo-se aos donos da casa - já passaram veneno no mato da calçada, mas ele sempre volta a crescer!” Pensei comigo: possivelmente a grama daquela calçada é resistente ao veneno e cresce mesmo após a sua aplicação. Crônicas do meu cotidiano à parte, não seria útil saber, antes de aplicá-lo, se a grama da calçada é resistente ou não ao veneno? É isso que tento responder no meu projeto de mestrado, mas em uma realidade um pouco diferente.
A uva, como grande parte das pessoas sabe, é uma das frutas que mais recebe aplicações de fungicidas e de outros defensivos agrícolas, como forma de controle químico das doenças. Os produtores têm receio de perder a produção por causa das diferentes doenças causadas por fungos e por isso utilizam o controle químico como forma de "prevenir e remediar" as doenças. Este exagero, além de poder prejudicar nossa saúde - pois alguns resíduos ficam nos frutos que vamos comer - pode fazer com que os fungos resistentes à ação dos fungicidas se “espalhem” pela plantação, tornando o controle químico ineficiente.
O interessante é que nós, cientistas, podemos saber se existem fungos em uma determinada população resistentes a um ou a outro fungicida, ajudando a propor métodos adequados de controle da doença. Uma dessas formas é investigar genes específicos relacionados à resistência. Na minha pesquisa de mestrado irei estudar, em 4 espécies de patógenos da uva (sendo três fungos) (Figura 1), um gene mitocondrial chamado cytB. Escolhi-o porque outros estudos já relacionaram mutações presentes neste gene com a ineficiência da aplicação do principal fungicida utilizado no combate das doenças.
De modo geral, o fungicida interfere no processo de respiração celular dos fungos,  impedindo uma parte do transporte de elétrons na mitocôndria, causando um déficit na produção de energia que precisam para viver, levando-os a morte. Mas, dentre os fungos podem existir aqueles que são resistentes ao fungicida, ou seja, que não morrem mesmo após a sua aplicação. As mutações que fazem com que isso ocorra, que estão relacionadas ao gene cytB, fazem com que a molécula do fungicida não consiga mais se ligar ao seu sítio alvo dentro das células do fungo, perdendo assim a sua funcionalidade. No Brasil não temos nenhum relato publicado de que esses patógenos de uva sejam resistentes ao fungicida, provavelmente pela escassez de pesquisas nessa área, mas o fenômeno pode sim acontecer no país. Por isso que irei estudar o gene cytB na busca de possíveis mutações que possam fazer com que o patógeno não seja mais sensível ao controle químico.
Como farei esse estudo do meu gene de interesse? Dentre todas as técnicas que existem hoje, podemos sequenciar o gene, ou seja, saber exatamente qual a ordem das bases nitrogenadas A, T, C e G nesse pedaço do DNA que corresponde ao gene. Além de sequenciar e estudar esse gene em busca das mutações que causam a resistência ao fungicida eu também faço experimentos no laboratório testando quais populações são ou não resistentes, colocando os fungos para crescer no meio de cultura com o fungicida. Os resultados desses experimentos casam com os outros que consigo estudando as sequências de DNA.
Figura 1 - Colletotrichum sp -  é um fungo patógeno da uva e é meu interesse de estudo (Foto de autoria própria – Moraes, 2014).

O objetivo do meu projeto, além de fazer esse estudo no gene cytB e buscar mutações que possam conferir resistência aos fungos é, a longo prazo, ajudar a propor aos produtores de uva medidas de controle adequadas às doenças e aos patógenos. O meu estudo é também parte de um grande projeto, com financiamento da FAPESP, que estuda a epidemiologia, os danos e o controle de doenças na uva.
Para mim todo esse conjunto é o que de melhor a ciência nos proporciona: poder ajudar as pessoas! Se os resultados e todo o conhecimento gerado por nós, pesquisadores, ficassem na gaveta e nos relatórios todo esforço seria pouco útil. O mais gratificante é poder apresentar esses resultados ajudando as pessoas e trazendo contribuições para a sociedade. E é isso que eu pretendo com meu mestrado, ajudar com minha pesquisa e me realizar como pesquisadora.
Se você, leitor, tem mais interesse no assunto aqui está um trabalho bem didático que inclusive usei como parte do meu projeto:
Além disso, também sinta-se a vontade para comentar em nossa página ou entrar em contato conosco!


Até a próxima!
Por Nathália de Moraes
nathalia.esalq.bio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário