quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Ciência Informativa

Grupo Student Chapter - USP Branch.



Queridos leitores, é com imenso prazer que inauguramos o blog Ciência Informativa! Ele certamente contribuirá muito para que você fique por dentro das novidades do incrível mundo científico.
Tudo começou quando alunas de graduação e pós-graduação, que adoram ciência e micro-organismos, decidiram dar corpo a um grupo de estudo chamado Student Chapter, organizado pela Sociedade Americana de Microbiologia (ASM). Mas por que criar um grupo de estudo? Por que fazer um blog?
Ciência é legal, mas mais legal ainda é você poder divulgar para seus pares a importância e as novas descobertas de sua pesquisa. O processo não é fácil, Charles Darwin já dizia “A naturalist’s life would be a happy one if he had only to observe and never to write” (tradução livre: A vida de um naturalista seria feliz se ele tivesse apenas que observar e nunca escrever) entretanto, imaginem se a humanidade não tivesse a oportunidade de ler a “Origem das Espécies”? Ou se nunca tivéssemos acesso à teoria da relatividade de Albert Einsten e a mais famosa fórmula da ciência E=mc2?
Mas não precisamos ir tão longe assim. Quantas pesquisas nas diferentes áreas da ciência ocorrem dentro da universidade sem que você, leitor, sequer saiba que um dia elas existiram? Ou então entre os estudantes das universidades, qual o real acesso que se tem às pesquisas que ocorreram em outros departamentos e institutos?
No Brasil, durante o começo do século passado, os museus tiveram um papel fundamental na divulgação e popularização da ciência. As revistas também foram de grande importância, principalmente a Revista Brasileira, nos quais os temas científicos eram tratados junto a outras produções culturais. Hoje em dia temos acesso às novas descobertas de muitas outras formas. No ano de 2003 foi criado o Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia (C&T) que visou formular e implementar uma política pública da divulgação da C&T, envolvendo centros de pesquisas e universidades. E claro, com o advento da internet, o acesso às informações científicas tornou-se ainda mais fácil através de muitos blogs e sites que abordam exclusivamente assuntos relacionados à ciência, como o nosso.
Porém, apesar de todo avanço nesta área, ainda existe uma dificuldade grande de fazer com que a pesquisa que ocorre dentro da universidade ultrapasse os seus portões e alcance o público em geral. Pensando em encurtar esta distância, surgiu a ideia de criar um blog com uma proposta diferente: além das autoras habituais, os leitores também poderão escrever! Quem melhor que o cientista para informar à população sobre as mais novas descobertas científicas? E você, pesquisador, já pensou em maneiras de tornar a informação de sua pesquisa acessível à uma pessoa leiga?
Portanto, mãos à obra! As informações que você precisa para escrever seu texto no formato do blog encontra-se à direita (Quer publicar aqui também? Descubra como, clique!) e veja que, postando aqui, você também pode referenciar no Lattes (Referencie no Lattes!).
E pra você leitor que é somente um entusiasta da ciência, tenha o nosso blog como um canal para estimular a sua curiosidade! Ficou com dúvida? Utilize o espaço dos comentários para falar com os autores! Quer saber mais sobre um assunto específico? Envie suas sugestões para cienciainformativa@gmail.com!


Abraços e nos encontramos aqui no blog!

      Maria Letícia Bonatelli                                         Maria Carolina Quecine
(Presidente do Student Chapter - USP Branch)      (Embaixadora Jovem da ASM no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário